6º ANO VERDE - GRAMÁTICA

30/04/2024

  • Correção das provas bimestrais com os alunos.


SEMANA DE PROVAS - 22/04 a 25/04

  • RAA e correção


18/04/2024

  • RAA e correção

RAA DE GRAMÁTICA – 1º BIMESTRE - correção

 

1. Separe as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.


a) am-bu-lân-cia: paroxítona 

b) cal-cu-la-do-ra: paroxítona

c) pen-te: paroxítona

d) -ni-co: proparoxítona

e) -tio: paroxítona

f) ri-sa-da: paroxítona

g) ó-cu-los: proparoxítona

h) ca-der-no: paroxítona

i) pas-sa-ri-nho: paroxítona

j) so-: oxítona

 

2. Nas frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.

a) A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em instantes.

b) Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois andamos a cavalo durante toda a tarde.

 

3. Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:

a) parede: suja, branca       

b) garrafa: frágil, cheia      

c) óculos: grande, redondo       

d) mar: salgado, agitado      

e) carro: veloz, baixo

 

4. Responda:

a) O que é sintagma nominal? Termos de uma frase que não são verbos.

b) O que é sintagma verbal? Termos de uma frase que são verbos.

c) O que é frase nominal? Uma frase sem verbo.

d) O que é oração? Uma frase com verbo.

e) Quantas orações compõem o período simples? Uma oração.

f)  Quantas orações compõem o período composto? Duas ou mais.

RAA DE GRAMÁTICA – PARTE II

 

1. Troque os substantivos próprios por um substantivo comum correspondente.

a. Calcei minhas Havaianas e sai. MEUS CHINELOS

b. Abasteci meu Fusca para dar um passeio. CARRO

c. Ela acabou com meu Fandangos. SALGADINHO

 

2. Classifique os períodos a seguir em SIMPLES ou COMPOSTO.

a. Ontem, conheci um garoto e me encantei. COMPOSTO

b. Respirei fundo e entrei em busca de paz. COMPOSTO

c. A menina não gostava de visitas em sua casa. SIMPLES

d. A viagem para Salvador foi espetacular. SIMPLES

 

3. Observe os núcleos dos sujeitos e acrescente um verbo dando sequência às orações. Faça a concordância correta.

a. A gatinha e seu amiguinho (seguir)... SEGUIRAM O CAMINHO.

b. Os óculos do meu avozinho (quebrar)... QUEBRARAM.

c. O cachorro das minhas irmãs (correr)... CORREU ATÉ O PARQUE.

 

4. Classifique o sujeito das orações em SIMPLES ou COMPOSTO.

a. As árvores e as flores foram regadas pela manhã. COMPOSTO

b. O menino da casa ao lado saiu ontem para acampar. SIMPLES

c. Os livros e as revistas foram descartados pela bibliotecária. COMPOSTO

d. O palco dos shows era muito grande. SIMPLES

e. Os sapatos e os casacos estavam em ótimo estado. COMPOSTO

 

RAA DE GRAMÁTICA – PARTE III

 

1. Observe o modelo e faça igual.

 

As cortinas da sala de estar estavam bem sujas

Sujeito: As cortinas da sala de estar

Núcleo(s): cortinas

Classificação: simples – 1 núcleo

 

a. Ontem, minha irmã mais velha se formou na universidade.

Sujeito: minha irmã mais velha

Núcleo(s): irmã

Classificação: simples – 1 núcleo

 

b. As migalhas de pão e os grãos de arroz foram devorados pela ave.

Sujeito: as migalhas de pão e os grãos de arroz

Núcleo(s): migalhas, grãos

Classificação: composto – 2 núcleos

 

c. As laranjas maduras e os queijos frescos eram vendidos na feira.

Sujeito: As laranjas maduras e os queijos frescos

Núcleo(s): laranjas, queijos

Classificação: composto – 2 núcleos

 

d. A respiração do bebezinho estava normalizada.

Sujeito: a respiração do bebezinho

Núcleo(s): respiração

Classificação: simples – 1 núcleo

 

e. Os espelhos novos e os móveis restaurados estão guardados no galpão perto da minha casa.

Sujeito: os espelhos novos e os móveis restaurados

Núcleo(s): espelhos, móveis

Classificação: composto – 2 núcleos

 

 

 


16/04/2024

  • RAA e correção

RAA DE GRAMÁTICA – 1º BIMESTRE - CORREÇÃO

 

1. Separe as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.


a) am-bu-lân-cia: paroxítona 

b) cal-cu-la-do-ra: paroxítona

c) pen-te: paroxítona

d) -ni-co: proparoxítona

e) -tio: paroxítona

f) ri-sa-da: paroxítona

g) ó-cu-los: proparoxítona

h) ca-der-no: paroxítona

i) pas-sa-ri-nho: paroxítona

j) so-: oxítona

 

2. Nas frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.

a) A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em instantes.

b) Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois andamos a cavalo durante toda a tarde.

 

3. Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:

a) parede: suja, branca       

b) garrafa: frágil, cheia      

c) óculos: grande, redondo       

d) mar: salgado, agitado      

e) carro: veloz, baixo

 

4. Responda:

a) O que é sintagma nominal? Termos de uma frase que não são verbos.

b) O que é sintagma verbal? Termos de uma frase que são verbos.

c) O que é frase nominal? Uma frase sem verbo.

d) O que é oração? Uma frase com verbo.

e) Quantas orações compõem o período simples? Uma oração.

f)  Quantas orações compõem o período composto? Duas ou mais.

RAA DE GRAMÁTICA – PARTE II

 

1. Troque os substantivos próprios por um substantivo comum correspondente.

a. Calcei minhas Havaianas e sai. MEUS CHINELOS

b. Abasteci meu Fusca para dar um passeio. CARRO

c. Ela acabou com meu Fandangos. SALGADINHO

 

2. Classifique os períodos a seguir em SIMPLES ou COMPOSTO.

a. Ontem, conheci um garoto e me encantei. COMPOSTO

b. Respirei fundo e entrei em busca de paz. COMPOSTO

c. A menina não gostava de visitas em sua casa. SIMPLES

d. A viagem para Salvador foi espetacular. SIMPLES

 

3. Observe os núcleos dos sujeitos e acrescente um verbo dando sequência às orações. Faça a concordância correta.

a. A gatinha e seu amiguinho (seguir)... SEGUIRAM O CAMINHO.

b. Os óculos do meu avozinho (quebrar)... QUEBRARAM.

c. O cachorro das minhas irmãs (correr)... CORREU ATÉ O PARQUE.

 

4. Classifique o sujeito das orações em SIMPLES ou COMPOSTO.

a. As árvores e as flores foram regadas pela manhã. COMPOSTO

b. O menino da casa ao lado saiu ontem para acampar. SIMPLES

c. Os livros e as revistas foram descartados pela bibliotecária. COMPOSTO

d. O palco dos shows era muito grande. SIMPLES

e. Os sapatos e os casacos estavam em ótimo estado. COMPOSTO

 

 


CONTEÚDO DA PROVA BIMESTRAL

Módulo 2- A expressividade na leitura (SÍLABA TÔNICA, OXÍTONAS, PAROXÍTONAS, PROPAROXÍTONAS)

Módulo 5 – Como as orações são construídas (FRASE NOMINAL, ORAÇÃO, PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO)

Módulo 8 - O sintagma nominal (SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, ARTIGOS)

Módulo 11 - Concordância: nominal e verbal (SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO)

Módulo 14 - Variação linguística


11/04/2024

  • Módulo 14 - Variação linguística - correção de tarefas
  • RAA 


RAA - GRAMÁTICA


1. Separe as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.


a) ambulância      

b) calculadora

c) pente

d) pânico

e) pátio

f) risada

g) óculos

h) caderno

i) passarinho

j) sofá

 

2. Nas frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.

a) A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em instantes.

b) Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois andamos a cavalo durante toda a tarde.

 

3. Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:

a) parede        b) garrafa       c) óculos        d) mar       e) carro

 

4. Responda:

a) O que é sintagma nominal?

b) O que é sintagma verbal?

c) O que é frase nominal?

d) O que é oração?

e) Quantas orações compõem o período simples?

f)  Quantas orações compõem o período composto?


09/04/2024

  • Módulo 14 - Variação linguística
  • Correção de tarefas e atividades relacionadas
  • Tarefa: Páginas 124 e 125


04/04/2024

  • Módulo 11 - Concordância nominal e verbal
  • Correção de tarefas E ATIVIDADES RELACIONADAS
  • Tarefa: Página 103
  • Teste (11/04): Concordância nominal e verbal


02/04/2024

  • Módulo 11 - Concordância nominal e verbal
  • Correção de tarefas 
  • Tarefa: Páginas 104 e 105
  • Teste (04/04): Identificar os adjetivos nas orações


21/03/2024

  • Módulo 8 - Sintagma nominal (artigos definidos e indefinidos)
  • Correção de tarefas 
  • Tarefa: Página 78
  • Atenção!!! Não teremos teste na próxima semana.


19/03/2024

  • Módulo 8 - Sintagma nominal
  • Correção de tarefas
  • Tarefa: Página 76
  • Teste (21/07): Período simples e período composto


14/03/2024

  • Módulo 5 - Como as orações são construídas
  • Correção de tarefas
  • Tarefa: Páginas 72 e 73
  • Teste (21/07): Período simples e período composto


12/03/2024

  • Módulo 5 - Como as orações são construídas
  • Correção de tarefas
  • Tarefa: Páginas 78 e 79
  • Teste (14/07): Período simples e período composto


07/03/2024

  • Módulo 5 - Como as orações são construídas
  • Correção de tarefas
  • Tarefa: Páginas 80, 81 e 82
  • Teste (14/07): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração


27/02/2024

  • Módulo 5 - Como as orações são construídas
  • Correção de tarefas
  • Tarefa: Páginas 42 e 43 - Ortografar e Teste
  • Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração


22/02/2024

  • Módulo 5 - Como as orações são construídas
  • Correção de tarefas
  • Tarefa: Página 20 - Teste e Em casa
  • Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração


20/02/2024

  • Módulo 5 - Como as orações são construídas
  • Tarefa escrita no quadro
  • Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração


15/02/2024

  • Módulo 5 - Como as orações são construídas
  • Atividades de identificação verbal


08/02/2024

  • Módulo 2 - A expressividade na leitura
  • Atividades de tonicidade


07/02/2024

  • Módulo 2 - A expressividade na leitura
  • Atividades de pontuação


06/02/2024

  • Módulo 2 - A expressividade na leitura
  • Atividades com rimas e sonoridade


01/02/2024

  • Carta para Novembro