30/04/2024
- Correção das provas bimestrais com os alunos.
- Correção das provas bimestrais com os alunos.
SEMANA DE PROVAS - 22/04 a 25/04
- RAA e correção
- RAA e correção
18/04/2024
- RAA e correção
RAA DE
GRAMÁTICA – 1º BIMESTRE - correção
1. Separe
as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em
OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.
a) am-bu-lân-cia: paroxítona
b) cal-cu-la-do-ra: paroxítona
c) pen-te: paroxítona
d) pâ-ni-co: proparoxítona
e) pá-tio: paroxítona
f) ri-sa-da: paroxítona
g) ó-cu-los: proparoxítona
h) ca-der-no: paroxítona
i) pas-sa-ri-nho: paroxítona
j) so-fá: oxítona
2. Nas
frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.
a)
A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em
instantes.
b)
Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois
andamos a cavalo durante toda a tarde.
3.
Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:
a) parede:
suja, branca
b)
garrafa: frágil, cheia
c) óculos:
grande, redondo
d) mar:
salgado, agitado
e) carro:
veloz, baixo
4.
Responda:
a) O que
é sintagma nominal? Termos de uma frase que não são verbos.
b) O que
é sintagma verbal? Termos de uma frase que são verbos.
c) O que
é frase nominal? Uma frase sem verbo.
d) O que
é oração? Uma frase com verbo.
e)
Quantas orações compõem o período simples? Uma oração.
f) Quantas orações compõem o período composto?
Duas ou mais.
RAA
DE GRAMÁTICA – PARTE II
1. Troque
os substantivos próprios por um substantivo comum correspondente.
a. Calcei
minhas Havaianas e sai. MEUS CHINELOS
b.
Abasteci meu Fusca para dar um passeio. CARRO
c. Ela
acabou com meu Fandangos. SALGADINHO
2.
Classifique os períodos a seguir em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. Ontem,
conheci um garoto e me encantei. COMPOSTO
b. Respirei
fundo e entrei em busca de paz. COMPOSTO
c. A
menina não gostava de visitas em sua casa. SIMPLES
d. A
viagem para Salvador foi espetacular. SIMPLES
3.
Observe os núcleos dos sujeitos e acrescente um verbo dando sequência às
orações. Faça a concordância correta.
a. A gatinha
e seu amiguinho (seguir)... SEGUIRAM O CAMINHO.
b. Os óculos
do meu avozinho (quebrar)... QUEBRARAM.
c. O cachorro
das minhas irmãs (correr)... CORREU
ATÉ O PARQUE.
4.
Classifique o sujeito das orações em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. As
árvores e as flores foram regadas pela manhã. COMPOSTO
b. O
menino da casa ao lado saiu ontem para acampar. SIMPLES
c. Os
livros e as revistas foram descartados pela bibliotecária. COMPOSTO
d. O
palco dos shows era muito grande. SIMPLES
e. Os
sapatos e os casacos estavam em ótimo estado. COMPOSTO
RAA
DE GRAMÁTICA – PARTE III
1. Observe
o modelo e faça igual.
As cortinas da sala de estar estavam
bem sujas
Sujeito: As cortinas da sala de estar
Núcleo(s): cortinas
Classificação: simples – 1 núcleo
a. Ontem,
minha irmã mais velha se formou na universidade.
Sujeito: minha
irmã mais velha
Núcleo(s):
irmã
Classificação:
simples – 1 núcleo
b. As
migalhas de pão e os grãos de arroz foram devorados pela ave.
Sujeito:
as migalhas de pão e os grãos de arroz
Núcleo(s):
migalhas, grãos
Classificação:
composto – 2 núcleos
c. As
laranjas maduras e os queijos frescos eram vendidos na feira.
Sujeito: As laranjas maduras
e os queijos frescos
Núcleo(s): laranjas, queijos
Classificação: composto – 2 núcleos
d. A
respiração do bebezinho estava normalizada.
Sujeito: a respiração do
bebezinho
Núcleo(s): respiração
Classificação: simples – 1 núcleo
e. Os espelhos
novos e os móveis restaurados estão guardados no galpão perto da minha casa.
Sujeito: os espelhos novos e
os móveis restaurados
Núcleo(s): espelhos, móveis
Classificação: composto – 2 núcleos
- RAA e correção
RAA DE
GRAMÁTICA – 1º BIMESTRE - correção
1. Separe
as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em
OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.
a) am-bu-lân-cia: paroxítona
b) cal-cu-la-do-ra: paroxítona
c) pen-te: paroxítona
d) pâ-ni-co: proparoxítona
e) pá-tio: paroxítona
f) ri-sa-da: paroxítona
g) ó-cu-los: proparoxítona
h) ca-der-no: paroxítona
i) pas-sa-ri-nho: paroxítona
j) so-fá: oxítona
2. Nas
frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.
a)
A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em
instantes.
b)
Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois
andamos a cavalo durante toda a tarde.
3.
Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:
a) parede:
suja, branca
b)
garrafa: frágil, cheia
c) óculos:
grande, redondo
d) mar:
salgado, agitado
e) carro:
veloz, baixo
4.
Responda:
a) O que
é sintagma nominal? Termos de uma frase que não são verbos.
b) O que
é sintagma verbal? Termos de uma frase que são verbos.
c) O que
é frase nominal? Uma frase sem verbo.
d) O que
é oração? Uma frase com verbo.
e)
Quantas orações compõem o período simples? Uma oração.
f) Quantas orações compõem o período composto?
Duas ou mais.
RAA
DE GRAMÁTICA – PARTE II
1. Troque
os substantivos próprios por um substantivo comum correspondente.
a. Calcei
minhas Havaianas e sai. MEUS CHINELOS
b.
Abasteci meu Fusca para dar um passeio. CARRO
c. Ela
acabou com meu Fandangos. SALGADINHO
2.
Classifique os períodos a seguir em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. Ontem,
conheci um garoto e me encantei. COMPOSTO
b. Respirei
fundo e entrei em busca de paz. COMPOSTO
c. A
menina não gostava de visitas em sua casa. SIMPLES
d. A
viagem para Salvador foi espetacular. SIMPLES
3.
Observe os núcleos dos sujeitos e acrescente um verbo dando sequência às
orações. Faça a concordância correta.
a. A gatinha
e seu amiguinho (seguir)... SEGUIRAM O CAMINHO.
b. Os óculos
do meu avozinho (quebrar)... QUEBRARAM.
c. O cachorro
das minhas irmãs (correr)... CORREU
ATÉ O PARQUE.
4.
Classifique o sujeito das orações em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. As
árvores e as flores foram regadas pela manhã. COMPOSTO
b. O
menino da casa ao lado saiu ontem para acampar. SIMPLES
c. Os
livros e as revistas foram descartados pela bibliotecária. COMPOSTO
d. O
palco dos shows era muito grande. SIMPLES
e. Os
sapatos e os casacos estavam em ótimo estado. COMPOSTO
RAA
DE GRAMÁTICA – PARTE III
1. Observe
o modelo e faça igual.
As cortinas da sala de estar estavam
bem sujas
Sujeito: As cortinas da sala de estar
Núcleo(s): cortinas
Classificação: simples – 1 núcleo
a. Ontem,
minha irmã mais velha se formou na universidade.
Sujeito: minha
irmã mais velha
Núcleo(s):
irmã
Classificação:
simples – 1 núcleo
b. As
migalhas de pão e os grãos de arroz foram devorados pela ave.
Sujeito:
as migalhas de pão e os grãos de arroz
Núcleo(s):
migalhas, grãos
Classificação:
composto – 2 núcleos
c. As
laranjas maduras e os queijos frescos eram vendidos na feira.
Sujeito: As laranjas maduras
e os queijos frescos
Núcleo(s): laranjas, queijos
Classificação: composto – 2 núcleos
d. A
respiração do bebezinho estava normalizada.
Sujeito: a respiração do
bebezinho
Núcleo(s): respiração
Classificação: simples – 1 núcleo
e. Os espelhos
novos e os móveis restaurados estão guardados no galpão perto da minha casa.
Sujeito: os espelhos novos e
os móveis restaurados
Núcleo(s): espelhos, móveis
Classificação: composto – 2 núcleos
16/04/2024
- RAA e correção
RAA DE
GRAMÁTICA – 1º BIMESTRE - CORREÇÃO
1. Separe
as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em
OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.
a) am-bu-lân-cia: paroxítona
b) cal-cu-la-do-ra: paroxítona
c) pen-te: paroxítona
d) pâ-ni-co: proparoxítona
e) pá-tio: paroxítona
f) ri-sa-da: paroxítona
g) ó-cu-los: proparoxítona
h) ca-der-no: paroxítona
i) pas-sa-ri-nho: paroxítona
j) so-fá: oxítona
2. Nas
frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.
a)
A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em
instantes.
b)
Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois
andamos a cavalo durante toda a tarde.
3.
Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:
a) parede:
suja, branca
b)
garrafa: frágil, cheia
c) óculos:
grande, redondo
d) mar:
salgado, agitado
e) carro:
veloz, baixo
4.
Responda:
a) O que
é sintagma nominal? Termos de uma frase que não são verbos.
b) O que
é sintagma verbal? Termos de uma frase que são verbos.
c) O que
é frase nominal? Uma frase sem verbo.
d) O que
é oração? Uma frase com verbo.
e)
Quantas orações compõem o período simples? Uma oração.
f) Quantas orações compõem o período composto?
Duas ou mais.
RAA
DE GRAMÁTICA – PARTE II
1. Troque
os substantivos próprios por um substantivo comum correspondente.
a. Calcei
minhas Havaianas e sai. MEUS CHINELOS
b.
Abasteci meu Fusca para dar um passeio. CARRO
c. Ela
acabou com meu Fandangos. SALGADINHO
2.
Classifique os períodos a seguir em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. Ontem,
conheci um garoto e me encantei. COMPOSTO
b. Respirei
fundo e entrei em busca de paz. COMPOSTO
c. A
menina não gostava de visitas em sua casa. SIMPLES
d. A
viagem para Salvador foi espetacular. SIMPLES
3.
Observe os núcleos dos sujeitos e acrescente um verbo dando sequência às
orações. Faça a concordância correta.
a. A gatinha
e seu amiguinho (seguir)... SEGUIRAM O CAMINHO.
b. Os óculos
do meu avozinho (quebrar)... QUEBRARAM.
c. O cachorro
das minhas irmãs (correr)... CORREU
ATÉ O PARQUE.
4.
Classifique o sujeito das orações em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. As
árvores e as flores foram regadas pela manhã. COMPOSTO
b. O
menino da casa ao lado saiu ontem para acampar. SIMPLES
c. Os
livros e as revistas foram descartados pela bibliotecária. COMPOSTO
d. O
palco dos shows era muito grande. SIMPLES
e. Os
sapatos e os casacos estavam em ótimo estado. COMPOSTO
- RAA e correção
RAA DE
GRAMÁTICA – 1º BIMESTRE - CORREÇÃO
1. Separe
as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em
OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.
a) am-bu-lân-cia: paroxítona
b) cal-cu-la-do-ra: paroxítona
c) pen-te: paroxítona
d) pâ-ni-co: proparoxítona
e) pá-tio: paroxítona
f) ri-sa-da: paroxítona
g) ó-cu-los: proparoxítona
h) ca-der-no: paroxítona
i) pas-sa-ri-nho: paroxítona
j) so-fá: oxítona
2. Nas
frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.
a)
A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em
instantes.
b)
Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois
andamos a cavalo durante toda a tarde.
3.
Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:
a) parede:
suja, branca
b)
garrafa: frágil, cheia
c) óculos:
grande, redondo
d) mar:
salgado, agitado
e) carro:
veloz, baixo
4.
Responda:
a) O que
é sintagma nominal? Termos de uma frase que não são verbos.
b) O que
é sintagma verbal? Termos de uma frase que são verbos.
c) O que
é frase nominal? Uma frase sem verbo.
d) O que
é oração? Uma frase com verbo.
e)
Quantas orações compõem o período simples? Uma oração.
f) Quantas orações compõem o período composto?
Duas ou mais.
RAA
DE GRAMÁTICA – PARTE II
1. Troque
os substantivos próprios por um substantivo comum correspondente.
a. Calcei
minhas Havaianas e sai. MEUS CHINELOS
b.
Abasteci meu Fusca para dar um passeio. CARRO
c. Ela
acabou com meu Fandangos. SALGADINHO
2.
Classifique os períodos a seguir em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. Ontem,
conheci um garoto e me encantei. COMPOSTO
b. Respirei
fundo e entrei em busca de paz. COMPOSTO
c. A
menina não gostava de visitas em sua casa. SIMPLES
d. A
viagem para Salvador foi espetacular. SIMPLES
3.
Observe os núcleos dos sujeitos e acrescente um verbo dando sequência às
orações. Faça a concordância correta.
a. A gatinha
e seu amiguinho (seguir)... SEGUIRAM O CAMINHO.
b. Os óculos
do meu avozinho (quebrar)... QUEBRARAM.
c. O cachorro
das minhas irmãs (correr)... CORREU
ATÉ O PARQUE.
4.
Classifique o sujeito das orações em SIMPLES ou COMPOSTO.
a. As
árvores e as flores foram regadas pela manhã. COMPOSTO
b. O
menino da casa ao lado saiu ontem para acampar. SIMPLES
c. Os
livros e as revistas foram descartados pela bibliotecária. COMPOSTO
d. O
palco dos shows era muito grande. SIMPLES
e. Os
sapatos e os casacos estavam em ótimo estado. COMPOSTO
CONTEÚDO DA PROVA BIMESTRAL
Módulo 2- A expressividade na leitura (SÍLABA TÔNICA, OXÍTONAS, PAROXÍTONAS, PROPAROXÍTONAS)
Módulo 5 – Como as orações são construídas (FRASE NOMINAL, ORAÇÃO, PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO)
Módulo 8 - O sintagma nominal (SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, ARTIGOS)
Módulo 11 - Concordância: nominal e verbal (SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO)
Módulo 14 - Variação linguística
Módulo 2- A expressividade na leitura (SÍLABA TÔNICA, OXÍTONAS, PAROXÍTONAS, PROPAROXÍTONAS)
Módulo 5 – Como as orações são construídas (FRASE NOMINAL, ORAÇÃO, PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO)
Módulo 8 - O sintagma nominal (SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, ARTIGOS)
Módulo 11 - Concordância: nominal e verbal (SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO)
Módulo 14 - Variação linguística
11/04/2024
- Entrega do "The Best" e show de talentos
- Entrega do "The Best" e show de talentos
RAA - GRAMÁTICA
1. Separe as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.
a) ambulância
b) calculadora
c) pente
d) pânico
e) pátio
f) risada
g) óculos
h) caderno
i) passarinho
j) sofá
2. Nas frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.
a) A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em instantes.
b) Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois andamos a cavalo durante toda a tarde.
3. Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:
a) parede b) garrafa c) óculos d) mar e) carro
4. Responda:
a) O que é sintagma nominal?
b) O que é sintagma verbal?
c) O que é frase nominal?
d) O que é oração?
e) Quantas orações compõem o período simples?
f) Quantas orações compõem o período composto?
RAA - GRAMÁTICA
1. Separe as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e classifique as palavras em OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.
a) ambulância
b) calculadora
c) pente
d) pânico
e) pátio
f) risada
g) óculos
h) caderno
i) passarinho
j) sofá
2. Nas frases a seguir, identifique os substantivos com um traço e circule os verbos.
a) A garotinha tinha a respiração ofegante, mas já seria atendida em instantes.
b) Eu e meus amigos fomos para a fazenda e nadamos demais. Depois andamos a cavalo durante toda a tarde.
3. Acrescente dois adjetivos coerentes aos substantivos abaixo:
a) parede b) garrafa c) óculos d) mar e) carro
4. Responda:
a) O que é sintagma nominal?
b) O que é sintagma verbal?
c) O que é frase nominal?
d) O que é oração?
e) Quantas orações compõem o período simples?
f) Quantas orações compõem o período composto?
09/04/2024
- Módulo 14 - Variação linguística
- Correção de tarefas e atividades relacionadas
- Tarefa: Páginas 124 e 125
- Módulo 14 - Variação linguística
- Correção de tarefas e atividades relacionadas
- Tarefa: Páginas 124 e 125
04/04/2024
- Módulo 11 - Concordância nominal e verbal
- Correção de tarefas E ATIVIDADES RELACIONADAS
- Tarefa: Página 103
- Teste (11/04): Concordância nominal e verbal
- Módulo 11 - Concordância nominal e verbal
- Correção de tarefas E ATIVIDADES RELACIONADAS
- Tarefa: Página 103
- Teste (11/04): Concordância nominal e verbal
02/04/2024
- Módulo 11 - Concordância nominal e verbal
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 104 e 105
- Teste (04/04): Identificar os adjetivos nas orações
- Módulo 11 - Concordância nominal e verbal
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 104 e 105
- Teste (04/04): Identificar os adjetivos nas orações
21/03/2024
- Módulo 8 - Sintagma nominal
- Correção de tarefas
- Tarefa: Página 78
- Atenção!!! Não teremos teste na próxima semana.
- Módulo 8 - Sintagma nominal
- Correção de tarefas
- Tarefa: Página 78
- Atenção!!! Não teremos teste na próxima semana.
19/03/2024
- Módulo 8 - Sintagma nominal
- Correção de tarefas
- Atividades sobre período simples e período composto (caderno)
- Tarefa: Página 76
- Teste (21/07): Período simples e período composto
- Módulo 8 - Sintagma nominal
- Correção de tarefas
- Atividades sobre período simples e período composto (caderno)
- Tarefa: Página 76
- Teste (21/07): Período simples e período composto
14/03/2024
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 78 e 79
- Teste (21/07): Período simples e período composto
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 78 e 79
- Teste (21/07): Período simples e período composto
12/03/2024
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 80, 81 e 82
- Teste (14/07): frase nominal e oração
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 80, 81 e 82
- Teste (14/07): frase nominal e oração
07/03/2024
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 42 e 44
- Teste (14/07): Período simples e período composto
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 42 e 44
- Teste (14/07): Período simples e período composto
27/02/2024
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 42 e 43 - Ortografar e Teste
- Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Páginas 42 e 43 - Ortografar e Teste
- Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração
22/02/2024
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Página 20 - Teste e Em casa
- Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Correção de tarefas
- Tarefa: Página 20 - Teste e Em casa
- Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração
20/02/2024
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Tarefa escrita no quadro
- Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Tarefa escrita no quadro
- Teste (29/02): Sintagma verbal e nominal; frase nominal e oração
15/02/2024
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Atividades de identificação verbal
- Módulo 5 - Como as orações são construídas
- Atividades de identificação verbal
08/02/2024
- Módulo 2 - A expressividade na leitura
- Atividades de tonicidade
- Módulo 2 - A expressividade na leitura
- Atividades de tonicidade
06/02/2024
- Módulo 2 - A expressividade na leitura
- Atividades com rimas e sonoridade
- Módulo 2 - A expressividade na leitura
- Atividades com rimas e sonoridade
01/02/2024
- Carta para Novembro
- Carta para Novembro